Nota de repudio e de solidariedade: João Bigode presente!
Posted inFrom Palestine

Nota de repudio e de solidariedade: João Bigode presente!

É com tristeza e indignação que soubemos que João Pereira de Oliveira, conhecido como João Bigode, foi assassinato no dia 15 de Abril por um esquadrão da morte. João Bigode foi baleado por volta das 19h na sua casa em Santana, município de Antônio Gonçalves, Bahia. 

João Bigode foi um dos líderes do Movimento dos Pequenos Agricultores na Bahia; um movimento que conhecemos não somente pela determinação de lutar pelos direitos dos pequenos camponeses no Brasil mas também pela solidariedade que têm estendido pela luta do povo palestino. Estamos juntos na campanha "Desde Palestina ao Nordeste: Temos Sede de Justiça" que luta contra os interesses das empresas israelenses da água beneficiando da privatização e do agro-negócio no nordeste do Brasil.

Hoje mais do que nunca temos sede de justiça! Repudiamos o assassínio do nosso companheiro que faz parte de um sistema de repressão nascido nos tempos do colonialismo, da escravidão e que continuou a manter-se no tempo da ditadura e está na base do poder do latifundio e do agro-negócio. Estamos exigindo o fim da impunidade por quem hoje mata, reprime e ameaça os e as militantes e ativistas dos nossos movimentos. Juntamo-nos ao chamamento do MPA para que justiça seja feita pelo assassinato de João Bigode.

Como povo palestino sabemos que luta significa sacrifício mas sabemos também que João Bigode vai deixar um legado em cada um dos camponeses e camponesas em luta na Bahia, na Palestina e no mundo. João Bigode vai continuar a sua luta em cada um de nós. 

Vamos continuar o seu caminho pela justiça, pela terra e pelos direitos.

Globalizamos a luta, globalizamos a esperança!
Juntos superamos a impunidade e vamos avançando por um mundo de justiça, liberdade e igualdade.

João Bigode presente! 

 

Campanha contra o Muro de Apartheid

União dos Camponeses Palestinos

Coligação de Defesa da Terra 

Comité Nacional Palestino pelo Boicote, Desinvestimentos e Sanções

en_USEnglish